Desenvolvimento do projeto para o controle de Passagem de Ponta
Diante do cenário identificado, iniciamos o estudo do processo e elaboramos um roadmap de ações e desenvolvimentos na secagem, que dariam suporte à implementação de um controle avançado de gramatura durante a passagem de ponta, que fosse capaz de predizer a gramatura final da folha na saída do secador.
“Concluímos que o tempo de ajustes no processo e o aceite de produção nas máquinas, poderia ser reduzido com a aplicação de inteligência artificial somada aos controles avançados de processo. Dessa forma, a tecnologia seria utilizada para termos o aceite mais rápido de produção na cortadeira, reduzindo os tempos de ajustes no processo para os parâmetros de qualidade da folha”, explica Heller Braga, Especialista em Automação e Otimização de Processos da ANDRITZ.
A Suzano aprovou a ideia e então os trabalhos em equipe continuaram com a elaboração de um cronograma de ações e os agendamentos de melhores momentos para testar a nova tecnologia. Os dois primeiros testes geraram ajustes. “A terceira oportunidade veio logo após uma parada programada da máquina. As equipes Suzano e ANDRITZ, após análise, identificaram que esse seria um bom momento para testar o projeto novamente e foi isso o que fizemos”, conta Heller Braga.
Após os testes a equipe analisou quatro retomadas que foram utilizadas como referência, registradas em novembro do ano passado. Com isso, foi observado que o controle avançado conseguiu reduzir o tempo da passagem em aproximadamente 40%. “Na Unidade Imperatriz, as máquinas da área de secagem não são projetadas para serem um gargalo para produção. Com o controle, conseguimos aumentar o tempo de disponibilidade da máquina e, por consequência, a estabilidade operacional da planta”, afirma o Consultor de Produção Lucas do Nascimento.
Após os controles avançados, com o processo sendo retomado de forma mais rápida, reduzimos o tempo improdutivo das máquinas. Segundo Edson Hélio, os resultados criaram um novo marco para a Unidade Imperatriz. “Aumentamos a disponibilidade das máquinas, o que proporcionou a superação de recordes mensais de produção anteriores da planta”, lembra o Gerente Executivo de Produção.