ANDRITZ Hydro business division key visual

Notícias da África

24/09/2024: ANDRITZ junta-se à missão em Gana com o ministro Schallenberg e a Câmara de Comércio Austríaca

O Ministro Federal dos Assuntos Europeus e Internacionais, Sr. Schallenberg, acompanhado pela Câmara de Comércio Austríaca, organizou um evento para a abertura da embaixada da Áustria em Gana. Diante do governo ganês, diversas embaixadas e grandes empresas austríacas cotadas na bolsa, ele destacou a importância política, social e econômica da África.

Nesta ocasião, a ANDRITZ encontrou-se com o vice-ministro da Energia de Gana, o honorável Collins Adomako-Mensah, e o Sr. Emmanuel Antwi-Darkwa, diretor-geral da Volta River Authority (VRA), para discutir projetos futuros. Ambas as partes destacaram sua excelente relação com a ANDRITZ.

Há mais de 50 anos, a ANDRITZ está ativa no mercado hidrelétrico de Gana, fornecendo turbinas, geradores e equipamentos elétricos para duas grandes usinas hidrelétricas no rio Volta, Akosombo e Kpong, com uma capacidade combinada de mais de 1.180 MW.

O potencial hidrelétrico de Gana é estimado em mais de 2.000 MW para grandes projetos, com 800 MW para pequenos projetos hidrelétricos em todo o país. A expansão da capacidade hidrelétrica em Gana desempenhará um papel crucial na transição energética da África.

A ANDRITZ está comprometida em apoiar a transição energética da África, fornecendo energia hidrelétrica limpa e sustentável para essa mudança.

-------

22/04/2024: Senegal, o projeto hidroelétrico de Sambangalou está a avançar

As principais características do projeto hidroelétrico de Sambangalou, no rio Gâmbia (Senegal), são uma barragem de 108 m de altura com um reservatório de água de 4 mil milhões de m³ e uma capacidade instalada de 128 MW. O projeto, destinado a melhorar a acessibilidade e a sustentabilidade energética na África Ocidental, está localizado no sudeste do país, a cerca de 800 km de Dakar, na região de Kédougou, diretamente na fronteira com a Guiné.

A ANDRITZ, como parte de um consórcio com a VINCI Construction, recebeu o contrato para fornecer o equipamento eletromecânico para a nova barragem de Sambangalou em 2022. O contrato compreende uma solução completa "from water-to-wire", incluindo a instalação de três turbinas Francis de última geração, geradores e equipamentos auxiliares.

O projeto produzirá eletricidade para os quatro países da Organização para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG). A infraestrutura de distribuição da rede eléctrica dos quatro países da OMVG (Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau e Senegal) é constituída por 1 677 km de linhas de transporte de alta tensão de 225 kV, 15 subestações e um centro de distribuição.

Apesar dos desafios iniciais, incluindo obstáculos logísticos e complexidade comercial, a ANDRITZ foi capaz de estabelecer rapidamente a sua própria produção local de condutas de adução e descarga de fundo. Graças à equipa altamente motivada no local e no back office, a laje para o pavilhão de produção foi concebida e moldada, um enorme pavilhão foi erguido e dois pórticos de um projeto anterior foram adaptados às necessidades deste local de produção. Desde o início de março de 2024, os elementos das condutas para este projeto são fabricados perto do local de construção. Dentro de quatro meses, todas as condutas serão dobradas, soldadas e recalibradas para permitir que a máquina de dobragem seja novamente desmobilizada em breve. O objetivo é ter todos os segmentos das condutas concluídas e prontas para instalação no prazo de 10 meses após o início.

A importância do projeto hidroelétrico de Sambangalou vai para além da produção de eletricidade e inclui outros benefícios socioeconómicos para a região. Para além de fornecer eletricidade às famílias e às empresas, o projeto promete facilitar a irrigação agrícola, melhorar a segurança alimentar e proporcionar acesso a água potável aos distritos vizinhos.

O projeto continua a tomar forma. A central hidrelétrica de Sambangalou é um projeto de referência para um futuro mais brilhante e mais verde no Senegal e em toda a região. A ANDRITZ orgulha-se de fazer parte deste importante empreendimento.

-------

06/12/2023: UHE Jebba, Nigéria - Entrega e prêmio global ANDRITZ de segurança no local de trabalho 

A usina hidrelétrica de Jebba está localizada no estado de Níger, na região centro-norte da Nigéria, e foi originalmente comissionada em 1985. Situada a 100 km a jusante da usina hidrelétrica de Kainji, está equipada com seis turbinas Kaplan de pás fixas com uma capacidade total instalada de 578,4 MW.

Os trabalhos de reabilitação da primeira unidade, unidade 2G6, na UHE Jebba foram concluídos com sucesso e a unidade foi entregue ao cliente, Mainstream Energy Solutions Limited, para operação comercial em 31 de outubro de 2023.

O escopo do projeto da ANDRITZ compreende a reabilitação de duas unidades, cada uma com capacidade de 96,4 MW, incluindo projeto, fabricação, instalação e comissionamento do gerador, componentes da turbina, portões, comutadores, equilíbrio mecânico e elétrico da planta, bem como os sistemas de automação, controle, proteção e excitação. O objetivo geral do programa de reabilitação é prolongar a vida útil do equipamento pelos próximos 40 anos.

Em reconhecimento ao excelente desempenho de segurança da equipe da ANDRITZ, toda a equipe de campo recebeu o ANDRITZ Site Safety Award. Este prêmio se deve às 319.000 horas/homem de trabalho, durante a execução do projeto, sem acidentes com afastamento. O Sr. Anton Schindele, Vice-Presidente de Serviços e Reabilitação da Áustria, entregou o prêmio à equipe do projeto Jebba na presença de nosso cliente.

Parabéns a Otmar Nager, Gerente da Obra; Samee Abdul Raheem, Vice-Gerente da Obra; Okwor Kingsley, Representante de Segurança; Gilbert Osajie, do Controle de Qualidade; Davies Drisu, da Administração da Obra; Josef Binder, Hans Peter Glaser, Nenad Mudric, Raimund Muhri, Hannes Ortner, Roberto Wanger, Emanuel Okyere, Fiagbor Foster, Slamet Santoso, Supervisores; bem como a participação ativa de nossa excelente equipe da obra.

Parabenizamos a equipe operacional da ANDRITZ de Jebba por essa conquista!

-------

30/11/2023: Rwanda, Cataratas de Rusumo - Primeira sincronização da Unidade No. 1

Após o bem-sucedido preenchimento da tubulação de sucção em julho de 2023, nossa equipe de instalação e comissionamento realizou com sucesso, em outubro de 2023, todos os testes da Unidade Nº 1 no Projeto Hidrelétrico Regional das Cataratas de Rusumo e, finalmente, a ANDRITZ recebeu o Certificado de Conclusão em 17 de outubro de 2023.

O projeto está localizado nas Cataratas de Rusumo, na fronteira comum do rio Kagera, entre Rwanda na margem esquerda (Província Oriental, Distrito de Kirehe) e Tanzânia na margem direita (Região de Kagera, Distrito de Ngara).

Este é um marco importante no projeto, pois a usina agora fornecerá energia para as redes nacionais dos três países envolvidos. Isso mostra a grande colaboração entre as unidades da ANDRITZ na Alemanha, Áustria e Índia.

Embora a gerência do projeto, design básico, transporte à África, instalação e os trabalhos de comissionamento tenham sido realizados principalmente na Europa, o design detalhado, fabricação, aquisição e o transporte para o continente africano estavam principalmente sob a responsabilidade da Índia. Agora, o objetivo de toda a equipe do projeto é avançar com as atividades restantes de comissionamento e receber os Certificados de Conclusão e Aceitação Operacional contratuais das outras duas unidades no tempo previsto.

O Projeto Hidrelétrico Regional das Cataratas de Rusumo foi desenvolvido em conjunto dos governos do Burundi, Rwanda e Tanzânia, financiado pelo Banco Mundial. A parte civil do projeto foi concedida separadamente a uma joint venture diferente, enquanto a parte eletromecânica do projeto foi concedida à ANDRITZ. O contrato entre o cliente Rusumo Power Company Limited (RPCL) e Nile Equatorial Lakes Subsidiary Action Program (NELSAP), que agiu em nome da RPCL, e a ANDRITZ, foi assinado em novembro de 2016, tornando-se efetivo em fevereiro de 2017.

A usina final de energia hidrelétrica consiste em três unidades com uma capacidade instalada total de 80 MW, compartilhada igualmente entre os três países, e fornece eletrificação rural às comunidades localizadas nas proximidades das Cataratas de Rusumo. Enquanto a casa de força está localizada na Tanzânia, a subestação e a área de acampamento da ANDRITZ estão localizadas em Rwanda. Portanto, a usina não apenas fornece energia a três países diferentes, mas também representa um projeto que atravessa fronteiras.

-------

25/09 2023: Angola - A maior usina hidrelétrica do país já está totalmente concluída

Com uma capacidade de mais de 2 GW, Laúca é a maior usina hidrelétrica em Angola e a segunda maior instalação de energia hidrelétrica na África.

Situada a quase 300 km de distância da capital Luanda, a construção da barragem criou um reservatório com uma área estimada em 200 km2 contendo cerca de 5,5 biliões de m3 de água.

Em quase uma década de desenvolvimento, a construção na usina hidrelétrica de Laúca foi iniciada em julho de 2013. No início de 2014, a ANDRITZ foi contratada para fornecer todo o escopo de fornecimento eletromecânico de ambas as usinas geradoras, mais transformadores e componentes adicionais para o comutador.

A usina geradora principal tem mais de 270 m de comprimento e inclui seis unidades concebidas, construídas e instaladas pela ANDRITZ. Cada uma possui uma potência nominal de 335 MW e uma usina geradora menor e separada que inclui uma unidade ECO-flow que desenvolve cerca de 70 MW.

A primeira turbina foi colocada em funcionamento em julho de 2017, a sexta e última turbina iniciou as operações em dezembro de 2020. Agora, em abril de 2023, foi obtido o PAC (Certificado de Aceitação Preliminar) para a última unidade, a unidade Eco Flow, concluindo com sucesso um projeto muito grande e desafiador, porém extremamente importante, não apenas para a ANDRITZ, mas também para o Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK) que é proprietário e responsável pela operação da usina.

Com uma capacidade de cerca de 8.640 GWh por ano, Laúca é a espinha dorsal da moderna regulação da rede em Angola, fornecendo energia elétrica suficiente para atender à demanda de cerca de 8 milhões de residências. A ANDRITZ tem muito orgulho de estar contribuindo para isso, com seu trabalho de apoio ao desenvolvimento de usinas hidrelétricas limpas e sustentáveis, a exemplo da bela e gigante hidrelétrica que é Laúca.

-------

15/09 2023: ANDRITZ na Feira Internacional FACIM em Maputo, Moçambique

Com o objetivo de apresentar a ANDRITZ como um dos principais players no mercado hidroeléctrico em Moçambique, a ANDRITZ Alemanha participou da Feira Internacional de Maputo, Moçambique, que ocorreu de 28 de agosto a 3 de setembro de 2023.

A exposição de empresas alemãs selecionadas foi organizada pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Proteção Climática. O comitê de exposição concedeu ao pavilhão alemão, que incluía o estande da ANDRITZ, o prêmio de melhor pavilhão na FACIM 2023.

A exposição contou com a presença do Presidente de Moçambique, Vossa Excelência Filipe Jacinto Nyusi, e de outros altos representantes do governo, bem como da alta administração dos produtores de energia moçambicanos. Em seu discurso, o Presidente reiterou o objetivo do governo em posicionar Moçambique como o principal produtor de energia renovável no sul da África, a fim de atender à crescente demanda por energia no país e no exterior. 

O potencial hidroeléctrico de Moçambique é de cerca de 12.500 MW, o que o torna um dos maiores da África Subsaariana. Mais de 80% desse potencial está na bacia do Zambeze, onde está localizada a central hidroeléctrica projeto Cahora Bassa, de 2.075 MW. 

A ANDRITZ está pronta e orgulhosa para apoiar o desenvolvimento do potencial hidroeléctrico de Moçambique com sua tecnologia de ponta.

-------

31/05 2023: Fórum de Negócios ANGOLA 

Berlim – Com uma delegação de alto nível, liderada pelo Ministro da Economia e Planejamento, Sr. Mário Augusto Caetano João, o fórum se mostrou um evento muito interessante.

O desejo da Angola em crescer ainda mais economicamente foi bastante discutido, pois durante sua apresentação, o Ministro destacou que o país intensificou seus esforços para diversificar sua economia e atrair investidores estrangeiros.

No setor de energia, o governo tem como objetivo aumentar a participação da capacidade de energia renovável, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. Portanto, o país continuará focado na energia hidrelétrica como elemento-chave na estratégia do setor de energia. Até 2025, a capacidade esperada será de 6,6 GW.

A ANDRITZ tem muito orgulho de apoiar este projeto de desenvolvimento e forneceu todo o escopo eletromecânico para LAUCA, a segunda maior usina hidrelétrica da África, com uma capacidade total de 2070 MW, o suficiente para abastecer cerca de 8 milhões de domicílios angolanos. Agradecemos à embaixada angolana, à Afrika-Verein, à DIHK e à AHK Angola pela excelente organização.

-------

19/10 2022: Tedzani III, Malawi - Cerimônia de Assinatura da FAC em Blantyre

Em 28 de setembro de 2022, o CEO da EGENCO, Sr. William Liabunya, juntamente com Walter Schwarz, Gerente de Projeto da ANDRITZ Hydro, assinaram os Certificados de Aceitação Final (CAF) da modernização e aumento de potênciadas duas unidades da usina hidrelétrica Tedzani III.

Um outro marco na brilhante relação entre as duas empresas.

Um agradecimento especial ao Diretor de Operações, Sr. Rex H. Muhome, que foi o maior incentivador para realização desse feito, à Blessings Phariwa, ao ex-Gerente da Usina e a toda a equipe da EGENCO.

Walter Schwarz declarou: "Como Gerente de Projeto da ANDRITZ Hydro, gostaria de agradecer também a toda a equipe ANDRITZ por tal profissionalismo e desempenho durante muito tempo em um ambiente desafiador".

O projeto foi encerrado para a plena satisfação de ambas as empresas. Além disso, deve ser mencionado que os objetivos comerciais, bem como o cronograma do Projeto de Reabilitação Tedzani III, foram mantidos.

Os destaques são:

  • Eliminação dos problemas de cavitação da turbina
  • Modernização de turbinas, geradores, automação e sistemas auxiliadres para padrões modernos e mais elevados
  • Aumento de potência de 26 MW para 31 MW
  • Confiabilidade comprovada de ambas as unidades

A usina hidrelétrica Tedzani III está localizada no sul do Malawi, cerca de 100 km a noroeste da cidade de Blantyre - o centro financeiro e comercial do Malawi e a segunda maior cidade do país. O contrato de reabilitação, modernização e modernização da usina hidrelétrica foi assinado em março de 2016. A ANDRITZ foi responsável por trabalhos de reparo e substituição especificamente definidos em turbinas e geradores, incluindo o comissionamento, bem como pelo projeto, fabricação, fornecimento, instalação e comissionamento de um sistema de controle e SCADA completamente novo, novos sistemas de excitação, proteção e sincronização.

-------

19/08 2022: ANDRITZ na FILDA em Luanda, Angola

A 37ª edição da Feira Internacional de Luanda FILDA (Feira Internacional de Luanda) - o maior evento industrial de Angola - teve lugar na Zona Económica Especial em Catete, de 16 a 20 de Julho de 2022. 

A presença de mais de 600 expositores nacionais e estrangeiros de 15 países como Portugal, Alemanha, África do Sul, Itália, e Espanha mostrou o enorme interesse da economia neste evento. 

ANDRITZ participou na FILDA como parte de um stand conjunto do Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Energia e foi honrado pela visita do embaixador alemão Stefan Traumann.

O destaque deste ano foi uma sessão especial dedicada a jovens empresários que desempenham um papel relevante no processo de diversificação da economia, promovendo a inovação e o desenvolvimento humano, organizacional e tecnológico em Angola.

-------

09/05 2022: Nyamwamba 2, Uganda - Comissionamento concluído com sucesso

Ambos os grupos turbina-gerador de Nyamwamba II foram postas em marcha e o projecto foi concluído com êxito.

O local do projecto situa-se directamente a montante da actual central hidroeléctrica Nyamwamba I no rio Nyamwamba, no Distrito de Kasese, no oeste de Uganda.

Em Novembro de 2019, a ANDRITZ Hydro assinou um novo contrato para o fornecimento de um pacote completo "Water-to-Wire". O alcance do contrato para a ANDRITZ incluía o desenho, fabrico e fornecimento de dois conjuntos de turbinas-gerador Francis num pacote " Water-to-Wire", incluindo serviços de supervisão de montagem local e comissionamento. 

Apesar do forte impacto da pandemia de Covid, os trabalhos de instalação e comissionamento do projecto Nyamwamba II foram concluídos com êxito, para plena satisfação do cliente.

Após o projecto Nkusi, que foi concluído há quatro anos, esta é a segunda referência para a a divisão "small hydro" da ANDRITZ neste país africano. Nyamwamba II contribuirá com mais 33,5 GWh para a produção anual de energia renovável de Uganda.

Detalhes técnicos:
Potencia instalada: 8 MW
Alcance: 2 x 4 MW
Queda: 149,5 m
Velocidade: 1.000 rpm