Controles avançados são peça chave no processo de transformação digital
Os controles avançados de processo são a última instância antes de formalizar uma planta industrial autônoma. Eles não substituem o controle de processo básico, mas fornecem valor ao que existe. Eles utilizam informações sobre mudanças nas condições do processo ou influências das restrições para fazer melhorias em tempo real. O objetivo é transferir de forma efetiva as atividades dos operadores para o sistema de automação.
Na Suzano, os controles avançados integram o objetivo da empresa de ser cada vez mais protagonista e competitiva. “Alguns dos nossos compromissos, como os de, até 2030, aumentar em 50% a exportação de energia renovável, reduzir em 10% o envio de resíduos para aterros transformando-os em sub-produtos até e reduzir em 15% a água captada nas operações industriais, têm a colaboração dos controles avançados que temos desenvolvido em nossa unidade nos últimos anos”, explica Edson Hélio.
Um momento importante para aumentar a disponibilidade da máquina e estabilizar o desvio de gramatura na Unidade Imperatriz foi o uso de sensores virtuais. Esses sensores são criados no aplicativo Digital Twin, presente no Metris. O Digital Twin usa o aprendizado de máquina para entender o comportamento de variáveis e criar modelos que serão utilizados para a predição de novos valores do soft sensor. "Experiências anteriores e o uso adequado da ciência de dados permitiram o correto entendimento das oportunidades a serem trabalhadas, assim como as ferramentas a serem utilizadas", relata o Gerente Executivo de Produção da Suzano Unidade Imperatriz.
A realização deste projeto, portanto, contribuiu para virar mais uma página na transformação digital da Suzano Imperatriz. Mas Edson Hélio lembra que esse movimento não é apenas sobre as tecnologias embarcadas. Ele também envolve uma nova forma de pensar. “Acreditamos que a transformação digital empodera as pessoas a usarem a tecnologia de forma descomplicada, inteligente e ágil”, conclui o Gerente Executivo.